PRIMEIRO RETIRO PEREGRINO INICIA NESTE DOMINGO, DIA 19, EM IBIRAÇU / ES

Image

O Circuito Caminhos da Sabedoria é um itinerário espiritual e cultural, que promove um diálogo entre o Budismo, o Cristianismo e demais religiões, crenças e doutrinas. O município de Ibiraçu, por si só, já consagra este laço entre as duas religiões, pois abriga o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, sinal da fé católica que chegou com os imigrantes italianos no final do século XIX, e o Mosteiro Zen do Morro da Vargem, primeiro mosteiro budista de toda a América Latina, fundado em 1974. O caminho é marcado por igrejas, capelas e templos, além das belas manifestações da Mata Atlântica. É um percurso para ser feito com espiritualidade, em busca da real sabedoria.

Dentro da programação do caminho, inicia neste domingo dia 19 o primeiro  retiro peregrino. Esta ação conta com a participação, na forma de parceria, do  Irmão Henrique Peregrino da Trindade, de Salvador, BA.   

Vencedor do prêmio Jaime Wright – Promotores da Paz e Direitos Humanos na modalidade “pessoa”, Irmão Henrique nasceu na França e é formado em Filosofia e Teologia, Monge da Igreja Católica, foi morar na Igreja da Trindade, no bairro de Água de Meninos, no ano de 2000. O seu trabalho, desde 1989, consiste em ajudar moradores de rua a recuperarem a sua identidade e auto-estima através através de ações de caridade e também de ações sustentáveis, como o jornal “Aurora da Rua”, vendido pelos moradores de rua e com renda revertida para eles.

Grande incentivador do ecumenismo e frequentador dos retiros espeirituais do mosteiro zen,  Irmão Henrique coordena esta caminha direcionada aos monges e freiras da igreja católica e aos monges budistas de Ibiraçu. 


” Em  cada comunidade onde vamos ser acolhidos, bem como no Mosteiro, pretendemos vivenciar os horários e costumes  da Comunidade, assim como os tempos de oração ou meditação.”


Ainda segundo Irmão Henrique, “aí reside uma das intuições do retiro peregrino: acolher a sabedoria milenar depositada nas comunidades/mosteiros queo  acolhem. O bom destas passagems é viver este ritmo.A cada dia, vamos orar com a tradição peregrina: uma introdução geral no 1o dia, hinduísmo, judaísmo, budismo, cristianismo e islã nos outros dias. Para cada dia, estamos preparando uma oração própria dessa tradição com um pequeno texto.”

 

Mais informações sobre o caminho:

http://www.caminhosdasabedoria.org.br/v3/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s