Zen Budismo

Mosteiro-07-2008 065

 

 

 

 

 

 

 

No Budismo, a maior parte dos sutras foram escritos pelos discípulos de Buda, e depois comentados e traduzidos ao longo dos anos e dos séculos.

Segundo seus autores, esses comentários tomaram um aspecto religioso ou filosófico, histórico ou literário. Mas o “espírito do Buda” , a natureza de Buda foram transmitidos, além dos sutras, por seu discípulo Mahakyaçyapa, o único que percebeu a total verdade de seu ensinamento. Um dia, em Benares, o Buda, a guisa de sermão,  tomou uma flor entre os dedos e se pôs a girá-la. Mahakyaçyapa compreendeu e sorriu. Com a flor, Buda lhe deu a essência do seu ensinamento: essa transmissão “de minha alma para a tua alma” se estendeu, através da sucessão de patriarcas, até a China, por intermédio de Bodhidharma, e ao Japão, pelo Mestre Dogen e seus sucessores.

Assim sendo, podemos abordar o budismo de duas maneiras: pelos livros e textos e pela transmissão direta e viva de um mestre.

A tradição pura do Zen situa-se além dos  livros e dos sutras. Sem mestre, o Zen não existe. Nesse sentido, Bodhidharma falou:

“Transmissão particular além dos escritos.

Não se basear nos textos,

Revelar diretamente a cada homem seu espírito original.”

Bodhidharma não falava chinês e seu primeiro discípulo, Eka, não conhecia a língua indiana. Eles se compreenderam além das palavras, através dos gestos e do espírito. Assim nasceu o ensino do Ch’an, que no Japão se tornou o Zen e transmitiu-se o espírito do Buda.

Texto extraido d0 livro Shodoka – O Canto do Satori Imediato – Tradução e Comentários do Mestre  Taisen Deshimaru Roshi – Ed. Pensamento

Mosteiro Zen Morro da Vargem – Vivencie o Zen Budismo
Próximo Sesshin (retiro) 13 a 20 de Julho / Vagas limitadas. Inscrições abertas: (27) 3257 3030 – 9743 6285

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s